Mobilidade
Urbanismo

Rua D. José de Bragança terá mais árvores e área pedonal

O projeto de requalificação da Rua D. José de Bragança, no Beato, foi apresentado a 24 de julho em sessão pública. O investimento da autarquia é de 700 mil euros e a obra deverá terminar em maio de 2025.


Entre as principais propostas de intervenção, salienta-se o aumento da área pedonal para cerca de 2 mil m2, e 34 árvores, cerca do triplo das atuais.

Passadeiras com piso tátil e ressalto zero, passeios sobrelevados, mais largos e com percurso acessível e antiderrapante, uma zona de coexistência, e um percurso acessível e antiderrapante entre passadeiras, são algumas medidas destinadas a melhorar a circulação de pessoas.

No mobiliário urbano, a proposta contempla bancos de jardim, quiosque e um bebedouro, além de canteiros drenantes. O armário de telecomunicações existente será deslocado para melhorar a circulação pedonal, e serão criadas infraestruturas para relocalizar os cabos nas fachadas.

A obra integra o programa “Há vida no meu bairro”, e pretende aplicar o conceito da “cidade dos 15 minutos em Lisboa”, promovendo as deslocações pedonais, e disponibilizando “funções urbanas essenciais à distância de uma caminhada: Comércio, Espaços verdes, Ensino, Desporto, Cultura, Saúde e apoio social”.