Turim sucede a Lisboa como Capital Europeia da Inovação
A Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, anunciou os vencedores numa cerimónia durante a Web Summit, e salientou o exemplo de Lisboa, como “uma demonstração do sucesso do programa, promovendo a inovação”. Turim ficou em 1º lugar e em 2.º e 3.º lugares ficaram, respetivamente, Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia).
Os Prémios iCapital, são atribuídos anualmente pelo Conselho Europeu da Inovação e distinguem cidades que criam ecossistemas de inovação inclusivos, capazes de integrar cidadãos, academia, setor público e empresarial. Esta iniciativa, financiada pelo programa Horizonte Europa, sublinha a importância das cidades na promoção de inovações que beneficiam a sociedade e estão alinhadas com a Nova Agenda Europeia de Inovação.
Durante a cerimónia de passagem de testemunho, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, agradeceu a todos que ajudaram Lisboa a ser a capital da Inovação, e felicitou a cidade italiana pela distinção: “Apreciem o momento e pensem no que vão fazer ao dinheiro, é um milhão de euros”.
Em 2023, Lisboa foi distinguida como Capital Europeia da Inovação. Na ocasião, Carlos Moedas anunciou que o valor do prémio – um milhão de euros – seria investido pela Unicorn Factory "para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”.
No final do dia, na véspera do encerramento de mais uma edição da Web Summit, 250 participantes das delegações estrangeiras de 30 países, foram recebidas nos Paços do Concelho.