Cidadania
Transparência

Moradores de Alvalade e Marvila ouvidos em reunião descentralizada

A reunião pública descentralizada desta tarde, na Escola Secundária Padre António Vieira, destinou-se a ouvir, dar respostas, e resolver os problemas dos munícipes das duas freguesias.


Carlos Moedas defendeu hoje, durante a reunião pública descentralizada, o direito de alienação de habitações municipais, por parte de “quem viveu num bairro municipal, numa casa da câmara durante anos, e deveria ter a capacidade de poder adquirir. Era um direito que deveria ter”.

O objetivo da autarquia, assumiu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), em resposta à pretensão de uma munícipe do Bairro das Salgadas, passa por “fazer um programa de alienações em relação a pessoas que querem comprar as suas casas”. Todos os arrendatários que tenham interesse em comprar as casa onde moram, “podem fazer essa manifestação de interesse” junto da CML, adiantou, por seu lado, o vereador da Habitação, Vasco Moreira Rato.

Devido a obras num edifício adjacente à Casa do Concelho de Castro Daire, a sede da instituição precisa de “obras urgentes”, revelou hoje uma representante da direção. Os problemas, que afetam a estrutura do edifício e o conforto e segurança dos utilizadores, serão “assumidos” pela autarquia, assegurou o vereador da Cultura, Diogo Moura: “Não há qualquer responsabilidade que deva ser direcionada à Casa do Concelho de Castro Daire”.

A CML vai “reforçar a presença e fiscalização” em todo o concelho, na área da Higiene Urbana. A garantia é de Joana Baptista, vereadora da Higiene Urbana, que deixou uma chamada de atenção e um apelo aos residentes na cidade: “dar comida a pombos provoca uma enorme insalubridade e uma situação complicada de saúde pública. Sejam fiscais e sensibilizem as pessoas mais idosas para não fazerem isso".

Joana Portugal, presidente da Associação de Pais da Escola Básica Almirante Gago Coutinho, em Alvalade, alertou para a necessidade de requalificação da escola, e melhoria da oferta de transportes públicos.

Depois das obras de melhoria em 2023, com a retirada de amianto, entre outras reparações, será lançada uma lançada uma "empreitada de trabalhos prioritários e urgentes", nomeadamente para reparações na cobertura, de modo a resolver o problema das infiltrações. Em abril de 2026, será lançado o concurso de concepção, para, em outubro, ter início o projeto de execução, revelou Rodrigo Mello Gonçalves, vereador da Educação. A CML, afirmou, por seu lado, o vice-presidente e vereador da Mobilidade, Gonçalo Reis, irá dar orientações à Carris para adaptar o percurso da Carreira de Bairro 46B, de forma a servir a escola.

Na Mobilidade, um dos temas transversais à maioria das intervenções, o vereador Gonçalo Reis deu nota de uma intervenção em Marvila que prevê a instalação de “mais quatro estações Gira nos próximos dois a três anos”. A EMEL está já a identificar 10 localizações possíveis para docas das bicicletas Gira, nomeadamente junto ao ISEL e escolas da freguesia, acrescentou, permitindo triplicar as estações do serviço partilhado de bicicletas.

De acordo com o modelo das reuniões descentralizadas, a reunião terminou com a intervenção dos presidentes das juntas de freguesia de Marvila, Joaquim Brito, e de Alvalade, Tomás Gonçalves, e dos vereadores sem pelouro de todas as forças politicas do executivo.