Mobilidade

Rede Gira abre estação junto à Assembleia da República

A estação n.º 160 da rede Gira abriu hoje, 3 de outubro, na rua das Francesinhas, junto à Assembleia da República. A rede, já presente em 21 freguesias de Lisboa, regista este ano um número médio de 7 405 viagens por dia.

 

 

 


Na abertura da nova estação, na freguesia da Estrela, Carlos Moedas reafirmou o “compromisso” da autarquia com a bicicleta, com os modos de transporte suave. “Hoje, já estamos quase em 1 600 [bicicletas Gira], portanto, vamos chegar às 2 000 rapidamente”,  afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Depois de uma auditoria “em que verificámos que muitas das nossas ciclovias, infelizmente, não têm o grau de segurança que nós necessitamos”, o autarca afirma que “com esse estudo, podemos agora avançar com mais 90 km de ciclovias, 20 km dos quais totalmente segregadas, ou seja, totalmente separadas”.

Até 2025, a rede ciclável em Lisboa passará “dos atuais 173 km para um total de 263 km", com a construção de mais 56 ciclovias de ligação "que vão melhorar as ligações” nesta infraestrutura.

Desde a sua criação, em 2017, as bicicletas da rede GIRA já fizeram “mais de 12 milhões de viagens, ultrapassando os 40 milhões de km”.