Skip to main content Skip to page footer
Ambiente
Direitos Sociais
Habitação
Município

Líderes ibéricos discutem em Lisboa desafios contemporâneos

A segunda edição do "Foro La Toja - Vínculo Atlântico" reuniu, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 9 de abril, membros do governo e autarcas de Portugal e Espanha, para discutir a transição democrática e os desafios atuais.


01 min leitura

"Cinco décadas de progresso", e "Cinco décadas de democracia: o passado e os desafios do futuro", dominaram a edição deste ano, com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, e membros dos governos dos dois países.

No segundo painel da manhã, centrado nas cidades enquanto agentes de transformação social, os autarcas de Lisboa, Carlos Moedas, do Porto, Rui Moreira, e de Barcelona, Jaume Collboni, abordaram temas como o Ambiente, a Habitação e desafios futuros.

"É nas cidades que nós podemos transmitir estas medidas às pessoas de uma maneira positiva", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacando a importância de iniciativas que promovam uma transição energética conciliadora para os cidadãos.

"O meu foco é naqueles que são mais vulneráveis", acrescentou Carlos Moedas, sublinhando a importância de garantir uma vida digna para todos os cidadãos, num município em que a Habitação e a Saúde são "prioridades".

O Foro La Toja - Vínculo Atlântico é “uma iniciativa da sociedade civil para promover a reflexão e o diálogo público sobre os desafios globais do nosso tempo”.