Skip to main content Skip to page footer
Cidadania
Município

Benfica é palco de reunião descentralizada da Câmara Municipal

Foi a terceira reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, em 2024, e teve lugar na Escola Superior de Comunicação Social, em Benfica. As reuniões descentralizadas deslocam-se às freguesias para “ouvir e tentar resolver os problemas”.


01 min leitura

A Escola José Gomes Ferreira, na Rua Professor José Sebastião e Silva, será a primeira, das 28 escolas recebidas da administração central, a avançar com intervenção de requalificação. O projeto existe, e será apresentado em breve à escola, salientou Filipa Roseta. A obra, acrescentou, é considerada prioritária pela câmara, e deverá ser paga pelo governo, algo que vem sendo reivindicado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).

A vereadora das Manutenção e Obras Municipais respondia às questões levantadas por um representante dos estudantes daquela escola, que dava conta das deficiências atuais, algumas graves, nomeadamente a inexistência de um plano de emergência aprovado.

Na Estrada de Benfica, perto da Escola Pedro de Santarém, a câmara irá instalar uma lomba para abrandamento de velocidade até ao final deste semestre. O compromisso foi deixado pelo vice-presidente da CML e vereador da Mobilidade, Anacoreta Coreia, na sequência do pedido de uma munícipe.

Aos cerca de 20 munícipes inscritos, incluindo os representantes das associações de moradores da Quinta da Granja e Bairro das Pedralvas, a câmara assegurou o acompanhamento e adoção de respostas às diversas questões levantadas - algumas com responsabilidade partilhada com a junta de freguesia -, relacionadas com higiene urbana, iluminação pública, passadeiras, estacionamento, mobilidade pedonal, policiamento e segurança, requalificação dos parques infantis e espaços verdes.

Na higiene urbana, nomeadamente, a prioridade da autarquia passa pelo reforço das ações de sensibilização junto dos moradores e, paralelamente, da fiscalização, assegurou o vereador do pelouro, Ângelo Pereira.

No final, de acordo com o modelo das reuniões descentralizadas, o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e os vereadores das forças políticas representadas no executivo municipal, pronunciaram-se sobre as questões colocadas pelo público.

Assista ao vídeo integral da reunião.